quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

BIOMA PAMPA



Localização: principalmente na metade sul do RS e a oeste da Lagoa dos Patos até os limites com Argentina e Uruguai. Atualmente, as terras pampeanas ocupam uma área de aproximadamente 700 mil km², sendo que no RS esta área é de 176 mil km², ou seja, 17,6 milhões de hectares, representando 2,07% do território nacional e cerca de 63% da área deste Estado.
O Pampa é caracterizado por uma vegetação campestre (gramíneas/ herbáceas), que prevalece em relevos de planície e por uma vegetação mais densa, arbustiva e arbórea, nas encostas e ao longo dos cursos d’água, além de haver a ocorrência de banhados.
No sistema fitogeográfico internacional, o pampa, é classificado como Estepe.


TERRAS PAMPEANAS.



4 comentários:

  1. Belo site.Parabéns João e Hugo.Que ele seja uma verdadeira fonte de conscientização para a preservação do nosso meio ambiente e acima de tudo um divulgador de nossa rica fauna e flora,despertando assim o sentimento necessário para a convivência harmônica entre homem e a natureza.Um abraço e sigam em frente pelas maravilhosas trilhas e expediçoes em nosso bioma pampa.

    ResponderExcluir
  2. Felicitaciones Gurizada!!
    É uma alegria imensa poder ver o blog como está e saber que os caminhos da consciência ecológica tem raizes fortes e agora começam a florecer com vigor de Livramento... pois "se somos nativos como as coronilhas, cai a casca da volta e o cerne fica em nós..."(Volmir Coelho, De campo e Raíz) Curtimos muito!! Desde Barcelona, um abraço no coraçáo!! Força e sigamos tocande em frente!! Comuniquemo-nos! Eduardo, Luisa e Joâo Paulo

    ResponderExcluir
  3. Nossa Terra é realmente linda. Basta a nós conservá-la. De longe sigo observando o rico trabalho de vocês. Sucesso no Blog. Abraço!!
    Valquiria Acosta

    ResponderExcluir
  4. Muito bom poder conhecer um pouco mais do nosso bioma e acompanhar o trabalho desenvolvido junto aos estudantes. Saludos e sucesso!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!