terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PROJETO DE PESQUISA: DIVERSIDADE DE ARANHAS DE SOLO DA BIORREGIÃO DO CERRO VERDE, MUNICÍPIO DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.

RESUMO

Apenas 50% da fauna araneológica da região neotropical é conhecida e as aranhas de solo formam um elo muito importante dentro das teias alimentares, servindo de alimentos a muitos animais e controlando outras populações, principalmente insetos. Este projeto será desenvolvido na biorregião do Cerro Verde, às margens do Arroio Monserrat, município de Sant’Ana do Livramento, fronteira seca com o Uruguai. Ressalta-se que desta região do estado não existem levantamentos araneológicos sistemáticos com protocolos definidos, seguidos de produção cientifica. Objetiva-se realizar um levantamento das famílias e espécies de aranhas de solo da região, estimando e relacionando a biodiversidade em áreas com diferentes coberturas vegetais. O método de coleta a ser utilizado será a armadilha de queda e com um total de 300 armadilhas por período sazonal, durante dois anos de coletas. As coletas serão trimestrais em cada subárea: Mata Ciliar (A), Zona de Interface (B) e Campo (C), as quais receberão 100 armadilhas intercaladas entre si com intervalos de 1 m, distribuídas em 10 transectos distanciados 2 m um do outro. O material obtido será triado, fixado e identificado ao nível de morfoespécies para caracterização da araneofauna de solo destas áreas. Os espécimes serão identificados aos níveis de família e espécie, com o apoio do Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan – SP. Para as análises serão utilizados os programas Estimates, SPSS e BioEstat 5.0, onde a riqueza de dados obtidos proporcionará conhecimento sobre uma infinidade de aranhas e seus ambientes.

PALAVRAS-CHAVE: Aracnologia, Inventários Faunísticos, Ecologia e Evolução.


















URCAMP - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA
Curso de Ciências Biológicas


Projeto: DIVERSIDADE DE ARANHAS DE SOLO DA BIORREGIÃO DO CERRO VERDE, MUNICÍPIO DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL (ARANEAE, ARACHNIDA).

Coordenador: João Anacleto Bitencourt; Biólogo Especialista, CRBio nº 41643-03

Componentes: Alcides Alberto Chaves Lopes (Graduando Ciências Biológicas); Celino Soares Fernandes (Graduando Ciências Biológicas); Luis Carlos Batista (Graduando Ciências Biológicas) e Pamella Bonatto (Graduanda Ciências Biológicas).

Colaborador: Prof. Dr. Antônio Domingues Brescovit – Curador da Coleção de Aracnídeos, Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan, São Paulo,

Auxiliares Técnicos: Angelo Narciso Bitencourt e Alex Sandro Guimarães.

Instituição Sede: Universidade da Região da Campanha – URCAMP, Campus Universitário de Sant’Ana do Livramento, RS.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho de vocês! É um satisfação enorme saber que em Livramento existem pessoas que se preocupam, valorizam a nossa biodiversidade pampeana e a compartilham conosco.
    Adorei o blog!

    Tatiana Braz Pereira (professora)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!