domingo, 14 de dezembro de 2008

EXPEDIÇÕES CIENTÍFICAS


Estudos de diversidade biológica envolvem uma série de atividades cujo resultado em termos de conservação, valoração e utilização racional dessa biodiversidade será tanto melhor quanto mais integrados forem os propósitos das diferentes disciplinas envolvidas. Uma dessas disciplinas é a “Expedição Científica” que nada mais é do que o conjunto de métodos logísticos que proporcionam ao pesquisador uma inserção segura em meios naturais para observações e coletas de materiais biológicos.
No dia 13 de fevereiro de 2009 foi realizada uma expedição científica na Estância da Glória (A.P.A do Ibirapuitã) com o objetivo de escolher e demarcar uma nova trilha (trajeto com pontos assinalados para apresentação, explanação e observações de aspectos naturais). Com aberturas de picadas e adequações de trajetos para a movimentação de grupos no local, anotações de dados observados e registros fotográficos esta expedição teve uma duração de cinco horas, das 10 hs às 18 hs com intervalo para almoço e descanso. O clima estava apropriado para este tipo de atividade com sol intenso e temperaturas em torno de 25 ºC.
Já existindo uma trilha tornou-se necessário um novo percurso com uma diversidade maior de fauna, flora, recursos hídricos e geológicos. Surge então a “Trilha do Peral”, recebendo esse nome pela existência no local de um paredão com 20 m de altura aproximadamente. “A Trilha do Peral” é uma atividade que combina exercícios físicos, paisagens e os componentes do Bioma Pampa de uma forma natural.
INSERÇÃO NO MATO (A.P.A DO IBIRAPUITÃ).




MACRÓFITAS AQUÁTICAS (A.P.A IBIRAPUITÃ).



EPÍFITAS (A.P.A IBIRAPUITÃ).



Cactaceae sp. (A.P.A IBIRAPUITÃ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!